Elmar avança na disputa da Câmara mirando apoio do PT, diz coluna

0
3

Elmar avança na disputa da Câmara mirando apoio do PT, diz coluna

O deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil), possível candidato a suceder Arthur Lira na presidência da Câmara em fevereiro do próximo ano, tomou uma decisão estratégica que pode alterar o cenário da eleição.

Segundo informações do portal Veja, ele solicitou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o governo não se envolvesse na disputa entre os candidatos. Entretanto, pediu que o PT escolhesse um lado na disputa após Marcos Pereira (Republicanos-SP) desistir e anunciar apoio a Hugo Motta (Republicanos).

Elmar acredita que, após conversar com seus aliados, o PT não se aliará a Motta e Lira. Motta, visto como um “cria de Eduardo Cunha”, teve seu nome promovido por Ciro Nogueira, um dos principais apoiadores de Jair Bolsonaro. Embora Motta receba o apoio do PL, ele enfrentará dificuldades para unir as forças petistas e bolsonaristas, que estão em conflito pela vice-presidência da Casa, segundo a coluna Veja. É nesse ponto que Elmar aposta na saída dos petistas.

O deputado da União Brasil possui um acordo com o PSD de Gilberto Kassab, que também se sentiu traído por Lira, além de contar com o apoio de vários membros do PT. Elmar acredita que as contas não fecham para Motta e Lira, e um aliado garante que Elmar adotará uma postura de espera.

“O tempo está a nosso favor. Lira perdeu a articulação com Elmar e Gilberto Kassab. Ele ficará isolado com o bolsonarismo”, afirma um deputado.