A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a UNEB, realizou nesta terça-feira (25), no auditório da ACIASB, uma capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre o uso do aplicativo “Cartilha Interativa para o Cuidado à Gestação, Pós-parto e Aleitamento Materno”. A tecnologia foi desenvolvida pelo projeto Cuidado Materno UNEB, que também elaborou um livro de estudo entregue a cada profissional.
A capacitação foi ministrada pela professora Magna Santos Andrade, docente da UNEB e coordenadora do projeto, que destacou a importância da iniciativa. “Estamos aqui qualificando os agentes comunitários para utilizarem uma ferramenta que melhora a qualidade da visita domiciliar às mulheres, do período gestacional ao pós-parto. O aplicativo, o livro e todo o material são resultados de pesquisa e extensão da universidade, com objetivo de reduzir casos de adoecimento e mortalidade materna. É uma parceria importante com a Secretaria de Saúde, fortalecendo o trabalho dos ACS, que são a base da atenção básica do país.”
O encontro, com direito a certificação de 4 horas emitido pela UNEB, também contou com a participação das enfermeiras supervisoras das ESF.
“Estou maravilhada. É uma iniciativa fundamental para o nosso trabalho. Tenho seis anos de atuação e sempre senti falta de uma preparação mais específica para lidar com questões do dia a dia, como orientar gestantes, esclarecer dúvidas sobre vacinação e conduzir visitas mais completas. Essa capacitação trouxe exatamente o suporte que precisávamos”, avaliou a ACS Jayane Alves da Silva, da equipe do bairro Santos Dumont.
Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, a enfermeira Mayana Jambeiro ressaltou o papel estratégico do momento. “Essa capacitação é essencial para qualificar a assistência às gestantes e puérperas. O aplicativo vai ajudar o ACS a identificar riscos, orientar de forma correta e prevenir complicações. É uma continuidade do trabalho iniciado no semestre passado, quando capacitamos as equipes sobre pré-natal. Estamos fortalecendo a assistência com profissionais atualizados e alinhados às diretrizes do Ministério da Saúde.”
—
Texto: Ascom PMSB



