O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a criação do Programa de Alta Formação de Liderança para Mulheres. A decisão foi formalizada por meio de Circuito Deliberativo realizado em 2 de abril de 2025, com o objetivo de capacitar mulheres em habilidades e conhecimentos relacionados ao ecossistema digital e à inovação. O programa visa ampliar a participação feminina em posições estratégicas dentro da Agência.
A proposta foi apresentada pelo conselheiro da Anatel e presidente do Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi), Alexandre Freire. O projeto está alinhado aos objetivos do Plano Estratégico 2023-2027 da Agência, às necessidades de capacitação identificadas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2025 — aprovado pela Portaria nº 2.905, de 25 de setembro de 2024 — e às diretrizes da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa também está em sintonia com os princípios de diversidade e inclusão institucional.
“O Programa de Alta Formação de Liderança para Mulheres da Anatel busca antecipar tendências e preparar a Agência para os desafios de um cenário digital cada vez mais complexo. Capacitar nossas lideranças femininas é investir na missão institucional, promovendo inovação com responsabilidade social e foco na inclusão. O programa representa mais um passo estratégico no avanço desses objetivos”, destaca Alexandre Freire.