O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso fez um discurso, nesta sexta-feira (1), para defender as instituições democráticas. O pronunciamento aconteceu durante a cerimônia de abertura do semestre Judiciário, após o recesso do mês de julho. Ele relembrou episódios da história do país desde a redemocratização até a ditadura militar.
Não foram poucas as ameaças, a violência e o desrespeito ao Supremo Tribunal Federal. Nós vivemos uma ditadura. Ninguém me contou, eu estava lá. Para mim, para muitos de nós, o constitucionalismo e a democracia são importantes. São o antídoto para tudo o que eu descrevi”, afirmou.
Barroso saiu em defesa do ministro Alexandre de Moraes, alvo de sanções pelo governo dos Estados Unidos. “Nos últimos anos, a partir de 2019, vivemos episódios que incluíram tentativa de atentado a bomba no aeroporto de Brasília, tentativa de invasão da sede da Polícia Federal, tentativa de explosão de bomba no Supremo Tribunal Federal, acusações reiteradamente falsas de fraude eleitoral na eleição presidencial”, disse.



