Um estudo de 2024 descobriu que beber 250 mililitros de água com mel 90 minutos antes do treino pode reduzir a dor muscular em 30% e aumentar a força das pernas em até 48 horas.
O estudo também constatou que a água adoçada com mel melhorou a resistência muscular da parte inferior do corpo e a força no leg press.
A pesquisa utilizou um design duplo-cego controlado por placebo, e os participantes relataram níveis de dor muscular mais baixos do que aqueles que consumiram o placebo.
A água com mel reduz a dor muscular porque possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a combater a inflamação e o estresse oxidativo causados pelo exercício. O mel também contém flavonoides e ácidos fenólicos, antioxidantes que contribuem para reduzir a inflamação.
O mel é um carboidrato simples que contém glicose e frutose, monossacarídeos que o corpo usa como fonte de energia — especialmente durante o exercício.
O corpo absorve esses açúcares de maneiras diferentes, o que faz com que o mel possa fornecer mais carboidratos para os músculos do que outros alimentos, ajudando a prolongar a resistência durante o treino.
Além disso, os nutrientes e antioxidantes do mel podem ajudar a reparar os danos musculares causados pelo exercício.



