Senhor do Bonfim pode adotar o estacionamento de motos em calçadas de prédios públicos, o prefeito Laércio Júnior, vem sendo provocado por essa ideia, desde que isso seja feito com regulamentação adequada e planejamento urbano, como já ocorre em alguns países e cidades brasileiras.
O estacionamento de motos em praças e áreas públicas é comum e, muitas vezes, incentivado em países onde as motocicletas são um
pilar da mobilidade urbana, como no Vietnã, no Japão e em certas cidades da Europa.
Países com Políticas Específicas
- Vietnã: Este país tem uma das maiores frotas de motos por habitante do mundo, com a frota de motocicletas representando cerca de 90% de todos os veículos em circulação. Devido a essa alta densidade, é extremamente comum ver grandes áreas dedicadas ao estacionamento de motos em praças e outros espaços públicos, parte da infraestrutura local.
- Japão: Em cidades como Chiba, a legislação inovadora exige a inclusão de áreas de estacionamento dedicadas a motocicletas em edifícios recém-construídos, e o estacionamento público nas ruas (incluindo em áreas próximas a praças) é estruturado com vagas específicas e, às vezes, sistemas de parquímetro com câmeras de segurança.
- Reino Unido e outras partes da Europa: Em muitos locais no Reino Unido, é comum e muitas vezes gratuito estacionar motos em áreas públicas designadas, e os motociclistas locais podem encontrar facilmente esses pontos. Outros países europeus também consideram as motos um meio de transporte importante para a mobilidade sustentável, integrando o estacionamento em políticas de planejamento urbano.
- Austrália: O estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, considera as motocicletas um meio importante de mobilidade e as políticas de estacionamento refletem isso, com consideração pela vulnerabilidade dos motociclistas.
Redação do Cleber Vieira News


