O encontro teve como foco o avanço na implementação do Memorando de Entendimento (MdE) para Transferência de Tecnologia entre Brasil e China, assinado pela ministra Luciana Santos e pela liderança do MOST durante missão oficial a Pequim, em maio deste ano. O MdE estabelece as bases para a criação do Centro de Transferência de Tecnologia China-Brasil, que atuará como plataforma binacional para intercâmbio tecnológico, apoio à inovação industrial e estímulo à cooperação entre empresas e centros de pesquisa dos dois países.
Segundo o secretário, o próximo passo para a implementação do memorando será um grupo de trabalho com instituições brasileiras que vai definir as prioridades do Brasil na iniciativa.
“É um grande compromisso do presidente Lula e da ministra Luciana Santos que tudo que a gente assina não fique só na carta de intenções. Em maio foi assinado o memorando para o estabelecimento do Centro de Transferência de Tecnologia. O que a gente está fazendo aqui é dar o primeiro passo para constituir esse centro, entender o ecossistema do Brasil para fazer efetivamente essa assinatura”, explicou Almeida.



