Começa a valer a partir de 2026 a cobertura obrigatória da cirurgia robótica para câncer de próstata pelos planos de saúde. A medida entra em vigor a partir de abril e acompanha o movimento do SUS, que já oferece o procedimento desde agosto de 2025 em cerca de 40 plataformas robóticas pelo país.
A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar nesta sexta-feira (5) amplia o acesso à técnica mais avançada para o tratamento da doença.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o Brasil deve registrar mais de 71,7 mil casos novos de câncer de próstata até o fim de 2025, principalmente em homens acima de 60 anos, que muitas vezes adiam a investigação de sintomas.
O cirurgião oncológico Felipe Conde destaca os avanços e expectativas a respeito da nova tecnologia: “É um avanço muito grande da cirurgia robótica, começando agora com a próstata que nós temos bons estudos que comprovam a melhoria da qualidade da cirurgia, a preservação dos feitos nervosos, diminuindo a impotência, diminuindo a incontinência, tendo o resultado melhor na coisa operatória, alto precoce, menos fístuloso. Esperamos que essa melhora venha também com os outros tumores também, como por exemplo, do intestino, do pâncreas, estômago, dentre outros que são muito importantes e os estudos estão provando que estão cada dia melhores”.



