Crea-BA e ISO 9001: Conselho aposta na qualidade e avança ao longo de 2024

Crea-BA e ISO 9001: Conselho aposta na qualidade e avança ao longo de 2024
Expectativa é que a implementação da certificação ISO ocorra em 2025

Em 2024, o Conselho Regional de Engenharia da Bahia (Crea-BA) abraçou a missão de ir mais fundo na qualidade da prestação de seus serviços. Pela primeira vez em 90 anos, o Conselho deu início ao processo de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) baseado na ISO 9001:2015, com a meta de obter a certificação em 2025.

O compromisso reforçado com a transparência e governança trouxe resultados ainda em 2024. Ao longo do ano, foram registrados mais de 49.500 atendimentos aos profissionais, um aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2023. Mas não foi o caso de uma mera ampliação quantitativa nos atendimentos – o Crea conseguiu atingir 97,65% no índice de satisfação dos usuários, resultado que reflete investimentos em qualificação e modernização dos serviços.

Um dos exemplos dentre os marcos conquistados em 2024 está na redução do prazo de emissão da Certidão de Acervo Técnico (CAT) de 30 para 5 dias. Para Charles Andrade Uzêda, gerente de planejamento do Crea-BA, ter dado o pontapé inicial na implementação do ISO no Conselho oportuniza uma melhoria constante dos processos, que se traduz em maior credibilidade institucional. “Queremos aumentar a transparência e gerar ainda mais confiança para 2025”, pontua.

A marcha para a implementação tanto da norma ISO:9001 quanto do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) perpassou uma série de medidas internas, explica Charles Uzeda. “Realizamos workshops, palestras e cursos para capacitar e sensibilizar a equipe. Também foram instituídos Comitês internos, bem como a Política de Gestão da Qualidade, dentre outras medidas que estabeleceram uma estrutura sólida para a governança”, observa.

Ao longo do ano, foram mapeados e revisados 86 procedimentos operacionais, incluindo o delineamento de processos e riscos, o que contribuiu para o alinhamento interno e o controle de informações documentadas. Outro ponto relevante destacado pelo gerente de planejamento foi o alinhamento com a alta gestão nessa empreitada. “Não apenas o comprometimento das lideranças, mas a adesão da equipe de colaboradores como um todo foi positiva, e nossa intenção é continuar a plena integração de todos ao processo de melhoria contínua”, enfatizou.

Para 2025, a expectativa é a conclusão do processo de certificação. Os próximos passos incluem a realização de uma auditoria externa, além da ampliação do escopo para a concretização da norma. “Contamos com a com a participação ativa de todos os colaboradores e da alta gestão para garantir a sustentabilidade dos resultados”, concluiu Uzeda.

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