Um estudo internacional de tendências em matemática e ciências, divulgado nesta quarta-feira, mostra que estudantes que relataram bullying tiraram até 72 pontos a menos do que aqueles que disseram nunca ter sofrido esse tipo de violência.
Essa é a primeira vez que o Brasil participa do estudo que mede os conhecimentos em Ciências e em Matemática, dos estudantes do 4º e do 8º ano, do Ensino Fundamental.
Participaram do levantamento, 44.900 estudantes de escolas públicas e privadas. Professores de Matemática e de Ciências também responderam à pesquisa.
No Brasil, de acordo com a legislação, é dever do estabelecimento de ensino, clubes e agremiações recreativas assegurar medidas de conscientização, prevenção e combate à violência e à intimidação sistemática.
Estão incluídos nesse tipo de violência apelidos pejorativos, expressões preconceituosas, isolamento social, insultos e até mesmo ataques físicos. Pode ocorrer tanto nas escolas e arredores, quanto no mundo digital, nas redes sociais e em outros ambientes.
*Com locução de José Carlos de Andrade
Edição:
Rádio Nacional/Edgard Matsuki