Detran faz alerta para golpe com mensagens falsas sobre suspensão de CNH; entenda como funciona
Uma simples mensagem informando sobre uma suposta notificação extrajudicial sobre a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está tirando dados, dinheiro e fazendo vítimas ao redor do Brasil. Para evitar que novas pessoas caiam no golpe, os departamento estadual de Trânsito (Detrans) estão alertando a prática criminosa.
O golpe funciona da seguinte forma: golpistas enviam mensagens de texto, muitas vezes via SMS, WhatsApp ou até e-mail, se passando pelo Detran, afirmando que a CNH está com processo de suspensão ou cassação. As mensagens são acompanhadas de links que, quando acessados, direcionam a pessoa para sites falsos que simulam o sistema do Governo Federal, o gov.br, e apresentam formulários ou boletos que pedem dados pessoais dos usuários.
O Detran alerta que não entra em contato com os usuários por SMS, e-mail ou ligação. Todas as notificações sobre processos são enviadas em correspondências identificadas pelos Correios e publicadas no Diário Oficial do Estado.
O órgão recomenda ainda que a população não clique em links suspeitos e enfatiza a possibilidade de consultar canais oficiais.