A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) reforçou seu compromisso com a promoção da igualdade racial na abertura da IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, realizada nesta quinta-feira (21), no Hotel Fiesta, em Salvador. Por meio das coordenações de Educação Antirracista, Relações Étnico-Raciais e de Diversidade e Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais, a SEC potencializa suas ações com a implementação de políticas educacionais voltadas à inclusão, equidade e valorização da diversidade.
A secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, que esteve presente na abertura, ressaltou a importância do evento. “Estou muito feliz com esta oportunidade de debater, garantir direitos e igualdade racial. Nosso coordenador indígena, nossa coordenadora da educação antirracista, a diretoria e toda a equipe acompanham a conferência para fortalecer ações e garantir direitos para quem mais precisa. O Estado da Bahia está comprometido com a Educação e com a formação antirracista nas nossas unidades escolares. Temos uma série de agendas em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) para implementar as leis n° 10.639 e n° 11.645 (legislações voltadas para o reconhecimento e a valorização da diversidade étnico-racial no país)”.
A SEC, lembrou Rowenna, conta com estruturas específicas que atuam nas coordenações de Educação Antirracista, Relações Étnico-Raciais e Diversidade e de Educação dos Povos e das Comunidades Tradicionais, voltadas a comunidades indígenas, quilombolas e escolas agrícolas. Essas gestões garantem a implementação de ações pedagógicas e políticas públicas que promovem inclusão, diversidade e cidadania.
Para Carla Nogueira, coordenadora de Educação Antirracista, Relações Étnico-Raciais e Diversidade da SEC, a participação da pasta reforça a atuação prática da Secretaria da Educação na promoção da equidade racial. “A SEC mantém parceria com a Sepromi na organização das conferências, desde as etapas territoriais e municipais, que aconteceram em nossas escolas com apoio logístico e participação ativa. Isso demonstra que o Governo do Estado, por meio de suas secretarias, atua na frente de combate ao racismo e em favor da equidade. A educação tem um efeito transformador, especialmente considerando que a grande maioria dos nossos estudantes é preta, parda ou indígena”.
Conferência estadual
Iniciada nesta quarta, a conferência reúne cerca de 800 participantes de todas as regiões da Bahia, entre delegados eleitos, lideranças sociais e representantes de povos e comunidades tradicionais. O evento foi organizado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), o Conselho Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT) e o Conselho Estadual dos Direitos dos Povos Indígenas (COPIBA).
O encontro, que segue até esta sexta-feira (22), é etapa preparatória para a V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (V CONAPIR) e tem como tema “Igualdade e democracia: reparação e justiça racial”. O evento se configura como espaço democrático de formulação e pactuação de diretrizes para políticas públicas voltadas à superação das desigualdades raciais no Estado da Bahia.
Fotos: Suâmi DiasAssessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia



