A cerimônia de abertura do curso de formação inicial da carreira de Analista de Infraestrutura (AIE), que marca o início da última etapa da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), foi realizada na Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília (DF) – local onde as aulas serão ministradas.
O evento contou com a presença da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, da secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, da diretora da Academia Nacional de Polícia, Christiane Correa Machado, e da presidenta da Enap, Betânia Lemos.
A ministra destacou o papel do MGI de gerar capacidades estatais para que o Estado possa criar, cuidar e entregar políticas públicas de qualidade para a população. Ela lembrou que a carreira de Analista de Infraestrutura foi criada exatamente com esse propósito: garantir que o Estado tenha, de fato, profissionais capacitados para planejar, executar e cuidar das obras e dos serviços de infraestrutura para o desenvolvimento do país.
“O curso possibilita entender como a infraestrutura contribui de fato para uma mudança estrutural no nosso país”, disse ao observar que o MGI é o órgão gestor da carreira de AIE e, portanto, os futuros servidores farão parte da equipe do ministério e desse projeto de fortalecimento do Estado.
Dweck falou ainda da preocupação com as mulheres no curso de formação, informando que o governo federal ouviu as demandas de gestantes e lactantes e garantiu as adaptações nos ambientes para melhor acolhimento, conforto e inclusão. Para ela, essas mudanças representam avanços importantes e devem permanecer como um legado para as futuras formações.