O texto com as medidas emergenciais que o governo vai tomar para salvar a economia brasileira do tarifaço dos Estados Unidos já está pronto para ser apresentado ao presidente Lula. O conteúdo prioriza os pequenos produtores e pode virar uma medida provisória. É o que disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

“O anúncio formal não cabe a mim. O texto sai daqui hoje, está pronto. Ontem nós procuramos entender a encomenda do presidente em relação ao detalhamento. Nós dissemos para ele que a questão empresa por empresa não precisa evidentemente ser tratada em lei, pode ser objeto de regulamentação; ele que vai julgar conveniente. Possivelmente terá que ser uma medida provisória para entrar em vigor imediatamente.”
O ministro Fernando Haddad afirmou que quer explicar a diferença entre os poderes aqui no Brasil para o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, com quem se reúne, de forma virtual, na semana que vem.
“Obviamente que, a depender da qualidade da conversa, ela pode se desdobrar numa reunião de trabalho presencial, com os ânimos já orientados no sentido de um entendimento entre dois países. Um relacionamento de 200 anos, que não faz o menor sentido com o que nós estamos vivendo nesse momento. A questão da política tem que ser tratada na esfera da política. O Poder Judiciário tem independência, o Congresso tem independência, o Poder Executivo vai agir no sentido de garantir a soberania nacional. Nós queremos abrir a negociação, superar esse desentendimento e normalizar as relações.”



