O bonfinense Cleomenes Caribé foi funcionário do Ministério dos Transportes, lotado na Viação Federal Férrea Leste Brasileiro e um dos principais comunicadores de Senhor do Bonfim. Aluno do Grupo Escolar Austricliano de Carvalho, Quequéu concluiu apenas o curso primário, mas logo se destacou nos esportes, conquistando o bicampeonato de 1945/46 pelo Atlanta.
Ainda na década de 1940, passou a dirigir a programação da “Rádio Cultural”, criada por Adauto Silva e Caio Martins. Colaborou também com o jornal Bonfim Esportivo e, em 1963, fundou “A Voz do Comércio”, serviço de alto falantes que funcionou no antigo Beco do Bazar até 1984. `Prestou ainda serviços à campanhas políticas municipais e estaduais e, por fim, criou a “Caribé Comunicação”, empresa de divulgação através de carros de som.
No âmbito cultural, Quequéu foi proprietário do “Cinema Aliança”, passando a exibir com exclusividade filmes e séries americanas como “Flash Gordon” e “Dick Trave”. Também atuou como empresário artístico trazendo importantes nomes da música nacional como Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, Ângela Maria, Altemar Dutra e Jerry Adriani.
minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #historia #memoria #ferrovia #esporte #futebol #comunicacao #radio
Foto: Acervo Euler Coelho Caribé