Miguel Abrão Fahiel Filho revelou, desde cedo, talento para a liderança e a gestão pública. Estudou no tradicional Colégio Marista, formou-se em Agronomia pela Escola de Agronomia do Médio São Francisco, em Juazeiro, e especializou-se em Administração Pública na Escola de Alcalá de Henares, na Espanha.
Sua trajetória política começou cedo. Em 1970, presidiu a Associação Comercial de Senhor do Bonfim. Aos 27 anos, foi eleito prefeito, derrotando o experiente Cândido Félix Martins. Sua gestão trouxe avanços como a inauguração do Estádio Municipal, as praças da Igreja, do Campo do Gado e da Rua da Lagoa, as escolas Rômulo Galvão e Carlos Santana e a restauração do prédio da Prefeitura Municipal, além da modernização do São João, organizando as barracas e trazendo artistas nacionais como Luiz Gonzaga e Trio Nordestino.
Ao longo da carreira, tornou-se a principal liderança do grupo político “Carcará”, marcando época na rivalidade histórica com o grupo “Jacú”. Em 1978, foi eleito deputado estadual e, em 1987, deputado constituinte. Sua atuação política o levou a cargos como presidente da CEASA e diretor dos Armazéns da Bahia.
Casado com Nívea Castelo Branco, Miguel Abrão teve três filhos: Miguel Abrão Neto, Zahra Castelo e Helder Castelo. Sua atuação política e empresarial o consolidou como um dos grandes nomes da história de Senhor do Bonfim e da Bahia.
Foto: Mauro Coelho
Fonte: Assembleia Legislativa da Bahia