Para estudar e retratar o Brasil, de norte a sul do país, milhares de servidores do IBGE se mobilizam diariamente. Cada um na sua função, aplicando o seu saber e a sua habilidade, participa desse processo de produção de informações estatísticas e geocientíficas.
Nessa rotina complexa e desafiadora, há momentos de alegria, de superação, de vitória, mas, infelizmente, às vezes também de tristeza.
No dia 29 de julho, o IBGE perdeu dois servidores do seu quadro permanente, no exercício de sua função, combatendo um incêndio florestal em frente à Reserva Ecológica do Instituto, no Distrito Federal.
Manoel José de Souza Neto e Valmir de Souza e Silva (foto abaixo), ambos com 65 anos, eram Técnicos em Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas, servidores do IBGE desde a década de 80 e atuavam também como brigadistas na Reserva Ecológica do Instituto.
Conforme as palavras do presidente do IBGE, Marcio Pochmann, os dois colegas, Valmir e Manoel, “marcam com a trajetória corajosa do exercício do trabalho, o panteão dos heróis do IBGE”.



