A Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Vacaria, no Rio Grande do Sul, recebeu um evento religioso realizado pelo terreiro de umbanda Ogum Megê e Oxum. O salão paroquial foi alugado para a celebração do terceiro aniversário do terreiro, no dia 11 de janeiro. Mas o ato evoluiu para a realização de rituais religiosos, o que causou indignação nos fiéis, que comprovaram o ocorrido por imagens divulgadas nas redes sociais.
Diante da repercussão do caso e da revolta que tomou os membros da igreja, o pároco frei Protásio Ferronato teve de vir a público se manifestar sobre o episódio. Ele argumentou que houve um acordo para o aluguel do espaço, permitindo somente um evento de fim social, sendo vedada a prática de rituais religiosos no local. O religioso lamentou pelo combinado não ter sido respeitado.
O frei publicou no Instagram da Diocese de Vacaria uma carta aberta, também assinada pelo bispo da localidade, esclarecendo que a igreja não se tornou um terreiro de umbanda, ao contrário do que os fiéis, decepcionados, estavam afirmando.