As seis agremiações integram o Complexo Cultural do Boi-Bumbá do Médio Amazonas e Parintins, registrado como Patrimônio Cultural do Brasil em 2018. A entrega reforça a política de salvaguarda do Iphan e amplia a visibilidade da tradição, que é parte da identidade cultural amazônica e brasileira.Foto: Iphan/AM
Para a superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro, o estado tem uma grande diversidade cultural dentro do Complexo do Boi-Bumbá do Médio Amazonas e Parintins e “ a entrega dos certificados em Manaus reforça a importância dessa manifestação, valorizando tanto os grandes festivais quanto as expressões locais e comunitárias que mantêm viva essa tradição”.
Os representantes da manifestação também destacaram a importância do da entrega dos certificados e do registro . Para o presidente do boi-bumbá Corre Campo, Leon Medeiros, o certificad o abre novas perspectivas. “Isso não é só uma folha de papel. Para os bois de Manaus, o título de Patrimônio Cultural Brasileiro tem um peso muito grande. A partir de agora, vamos escrever novas histórias”, destacou.



