A ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou que a cultura do País vive um novo momento com a volta do apoio e incremento na destinação de recursos para o setor cultural. E destacou que a pasta está nacionalizando a distribuição de recursos da Lei Rouanet para garantir que manifestações culturais espalhadas por todo o País tenham acesso aos incentivos. A ministra participou do programa Bom Dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“O levantamento que fizemos no ministério quando chegamos nessa nossa gestão é que as leis de incentivo eram muito centralizadas no Sudeste, em especial no Rio de Janeiro e São Paulo. Esse é o histórico geral da aplicação do fomento no Brasil. Estamos fazendo um movimento para a reparação disso”, disse.
Ela detalhou que o primeiro movimento de requalificação da Lei Rouanet, que é uma ferramenta que possibilita dar oportunidade a manifestações culturais locais, foi o lançamento da Rouanet Norte com R$ 25 milhões para serem captados e executados na Região Norte.
Citou também a atuação da pasta junto às empresas estatais por uma política de nacionalização da destinação de incentivos para a cultura. “A Petrobras fez pela primeira vez um investimento de R$ 205 milhões distribuído 15% para cada região do Brasil.”