O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou que o Brasil está aberto a prosseguir com o diálogo e as negociações comerciais com o governo dos Estados Unidos. Mas que classificou, junto ao secretário de Estado do país, Marco Rubio, como descabida e inaceitável a ingerência nos assuntos internos do Brasil.
O chanceler referiu-se às sanções aplicadas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, pelo governo estadunidense, baseadas na insatisfação do governo de Donald Trump com o processo por tentativa de golpe envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Vieira e Rubio se reuniram nesta quarta-feira (30/7) em Washington e retorna ainda hoje ao Brasil. O encontro ocorreu no mesmo dia em que o presidente Trump assinou a ordem executiva que impõe tarifa de 50% a produtos exportados brasileiros, mas com uma lista de quase 700 exceções.
O ministro brasileiro ponderou que as questões comerciais em torno do tarifaço pretendido pelo governo Trump ainda devem ser objeto de diálogo – com o que concordou o secretário de Estado.



