O pacto reforça a ideia de que a cooperação federativa e a transformação digital são caminhos para uma administração pública mais eficiente, inclusiva e capaz de responder às necessidades da sociedade. A iniciativa também servirá de apoio para impulsionar a reforma administrativa pela cooperação federativa, articulando ações conjuntas para fortalecer capacidades estatais e modernizar o Estado.
Dados nacionais comprovam a efetividade de soluções que estão disponíveis para os estados que participam do PNGI. Graças ao Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), por exemplo, já houve economia estimada de R$ 1,94 bilhão com a redução do uso de papel. Outro avanço foi com o Contrata+Brasil, plataforma (lançada em fevereiro de 2025) que conecta microempreendedores individuais (MEIs) e órgãos públicos. Desde o lançamento, já reúne mais de 800 órgãos cadastrados – incluindo 288 prefeituras -, quase 5 mil MEIs habilitados e R$ 2,1 milhões em contratos fechados.
Nos 10 estados que já integram o PNGI, a capacitação também tem avançado: mais de 115 mil servidores estaduais se inscreveram em cursos 100% on-line da Escola Virtual de Governo (EV.G), nos anos de 2024 e 2025. Desse total, 76 mil concluíram as aulas e receberam certificação.



