Para fortalecer a assistência, a identificação e o encaminhamento de vítimas de tráfico de pessoas, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), lançará três publicações no Palácio da Justiça. Elas reforçam a cooperação nacional e internacional no combate ao crime no Brasil e na região do Mercosul.
O Guia Operativo de Assistência às Vítimas do Tráfico de Pessoas em Território Nacional, o Mapeamento de Serviços para Sobreviventes de Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo que retornam ao Brasil e o Guia de Identificação Rápida de Tráfico de Pessoas em Fronteiras do Mercosul e Estados Associados serão apresentados pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
As publicações são produtos do IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, aprovado pelo Decreto nº 12.121/2024 . Elas orientam profissionais que atuam diretamente na identificação, no acolhimento e no atendimento a vítimas de tráfico de pessoas. As publicações contam com o apoio da Agência ONU para as Migrações (OIM); do Programa Eurofont da União Europeia e do Governo do Reino Unido.