Em consulta pública, o governo federal recebe até 25 de abril as sugestões para o Plano Clima. A iniciativa busca captar propostas no âmbito dos 16 Planos Setoriais e Temáticos de Adaptação, que abordam pautas amplas e transversais. Os planos estabelecem objetivos, metas, ações, indicadores e responsabilidades para a prevenção e redução dos impactos ocasionados pelas mudanças climáticas.
A secretária Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, Fátima Cleide, destacou que as mulheres e meninas vulnerabilizadas sofrem duplamente com os impactos das mudanças climáticas.
“Os eventos climáticos provocam mudanças para a população, mas em uma situação de crise climática, seja seca, seja enchente, são as mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade que ficam mais expostas a certos tipos de violências e violações apenas por conta do gênero. Precisamos construir um plano que leve em consideração estes fatores e que possamos reverberar as boas experiências no contexto das mudanças climáticas. Participem!”, convocou a secretária.