No Dia Internacional da Mulher, políticas públicas voltadas para a agricultura familiar na Bahia destacam o crescimento da participação feminina no setor. Projetos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), têm viabilizado infraestrutura, capacitação e apoio financeiro para mulheres do campo, garantindo maior inclusão produtiva e geração de renda.
Atualmente, centenas de empreendimentos liderados por mulheres contam com incentivos do governo, incluindo agroindústrias voltadas para o beneficiamento de mandioca, licuri, café e cacau. Além disso, projetos específicos têm priorizado a participação feminina na economia rural.
Projetos de inclusão produtiva
O Pró-Semiárido, um dos principais programas em andamento, atende 75 mil famílias, das quais 41.992 são chefiadas por mulheres. Entre as iniciativas desenvolvidas, destaca-se a Caderneta Agroecológica, que sistematiza a produção e facilita a comercialização dos produtos agrícolas.
Já o programa Bahia que Produz e Alimenta prevê editais exclusivos para mulheres. Outra iniciativa com recorte de gênero é o Parceiros da Mata, que será implementado ainda em 2025 e destinará 50% das vagas a mulheres, atendendo comunidades rurais do Médio Rio das Contas, Vale do Jiquiriçá, Baixo Sul e Litoral Sul.
Além disso, há editais específicos voltados para empreendimentos solidários liderados por mulheres e para mulheres indígenas, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).