A Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) em Senhor do Bonfim registrou um avanço significativo em 2025. O número de matriculados na modalidade mais que dobrou em relação ao ano anterior, saltando de 1.471, em 2024, para 3.108 estudantes este ano.
Esse crescimento reflete o compromisso da gestão municipal com a ampliação do acesso e permanência à educação, garantindo que aqueles que não puderam concluir os estudos na idade regular tenham a oportunidade de retomar sua trajetória escolar. A EPJAI é uma modalidade essencial para transformar vidas, oferecendo conhecimento, qualificação e novas perspectivas para os bonfinenses.
Aos 65 anos, Josefa Edite Miranda é aluna da EPJAI e destacou a importância dos estudos ressaltando que para estudar, não existe impasse na idade. “Eu não tive a oportunidade de terminar os estudos, antes era tudo muito difícil, mas hoje é diferente e graças a gestão municipal, eu tenho a oportunidade de estudar para terminar os meus estudos. Eu estava numa crise de ansiedade, e graças a escola isso é coisa do passado, aqui fiz amigos, já aprendi muita coisa e me sinto em casa”, disse a estudante.
A gestão municipal segue investindo no fortalecimento da modalidade , incentivando cada vez mais pessoas a retornarem à sala de aula e construírem um futuro com mais oportunidades. “Tivemos um salto significativo na procura de vagas da EPJAI, o que significa que estamos no caminho certo na oferta de uma educação de qualidade que assegure acesso e permanência aos bonfinenses. Na EPJAI nós ofertamos o ensino gratuito considerando as características dos alunos, seus interesses, condições de vida e de trabalho, disse a secretária de educação do municipio, Eline Sobreira.
–
Texto: Ascom PMSB