Senhor do Bonfim apresenta avanços e desafios da saúde em reunião do Comitê Integrado Regional
A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou nesta terça-feira (16) da 2ª Reunião do Comitê Integrado de Saúde da Região de Senhor do Bonfim, realizada na Policlínica Regional. O encontro reuniu representações de todos os municípios que integram a microrregião, consolidando um espaço de diálogo e cooperação entre gestores e profissionais de saúde.
O objetivo central da reunião foi discutir a capacidade de saúde instalada em cada município, com foco na atenção hospitalar e na atenção primária, permitindo uma visão integrada da rede regional. A condução dos trabalhos ficou a cargo de Eliete Castro, gestora da Central de Regulação Interestadual de Leitos Bhaia (CRIL-BA).
Representando a rede municipal de saúde de Senhor do Bonfim, estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Renata Mercês; a coordenadora de enfermagem do Hospital Dom Antônio Monteiro (HDAM), Karine Simas; a diretora de Saúde Mental, Denise Samara; a superintendente da Atenção Primária à Saúde, Ana Paula Custódio; e a coordenadora de enfermagem da UPA, Maria Isabel dos Santos.
Durante o encontro, cada município teve a oportunidade de apresentar sua realidade, apontando avanços, desafios e perspectivas. “Essa reunião foi uma grande oportunidade para Senhor do Bonfim. Reunimos municípios da nossa microrregião para discutir desde a capacidade hospitalar até a atenção primária. No caso de Bonfim, apresentamos muitos avanços da nossa rede municipal de saúde, mas também destacamos os desafios que ainda enfrentamos. Esse diálogo conjunto é fundamental porque fortalece a cooperação entre as cidades, possibilita a construção de estratégias regionais e representa a chance de planejar melhor os serviços, organizar de forma mais eficiente os atendimentos e ampliar o acesso da comunidade a uma saúde de qualidade. Nossa gestão tem esse compromisso: buscar sempre melhorias, ouvir, dialogar e garantir que a população tenha uma rede cada vez mais preparada para atender suas necessidades”, afirmou a secretária de Saúde de Senhor do Bonfim, Renata Mercês.
—
Texto: Ascom PMSB



