A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está representada na 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.
Com o tema “20 Anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, o encontro é promovido pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). O evento reúne mais de mil delegados e delegadas de todo o estado, com o objetivo de avaliar a Política de Assistência Social e propor diretrizes para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que completa duas décadas de atuação no país.
A delegação de Senhor do Bonfim
Foi eleita em plenária da Conferência Municipal e participa de forma ativa das discussões, levando as propostas construídas coletivamente no município. Representam Bonfim no evento: Josenilson Calazans e Adriana Lima (Poder Público) e José Marcelo Carvalho e Regina Mendes (Sociedade Civil).
“Nosso foco é seguir em busca de compor a delegação estadual para representar nosso estado e nosso município na conferência Nacional buscando a defesa da garantia dos direitos dos usuários trabalhadores do SUAS”, avaliou Josenilson Calazans.
Programação
Durante os três dias, os participantes estão divididos em grupos de trabalho que discutem cinco eixos temáticos. Os debates têm como base a LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) e a Constituição Federal, buscando fortalecer políticas públicas que garantam os direitos socioassistenciais e ressignifiquem o SUAS como instrumento de cidadania e inclusão social.
A secretária municipal de Assistência Social, Taciane Granja, destacou a importância da participação da cidade na conferência. “É um momento de reafirmação das lutas que marcaram os 20 anos do SUAS, na construção de uma rede de proteção social sólida e resistente. Esperamos que nossos delegados possam estar também na etapa nacional, em Brasília, levando o nome de Senhor do Bonfim e da Bahia para esse espaço tão importante de defesa de direitos”.
–
Texto: Ascom PMSB



