Região de Senhor do Bonfim registra em 2025 o menor número de homicídios dos últimos 11 anos e a maior redução anual da sua história
Os dados oficiais da série histórica de homicídios na região 19ª COORPIN – Senhor do Bonfim, apresentam a maior redução histórica do Número de Mortes Letais Violentas Intencionais (CVLI) numa série de 11 anos.
A região contabilizou 56 homicídios, o menor número registrado nos últimos 11 anos, consolidando uma queda expressiva da violência letal na região, composta pelos municípios de:
- Senhor do Bonfim
- Campo Formoso
- Antônio Gonçalves
- Jaguarari
- Pindobaçu
- Andorinha
- Ponto Novo
- Filadelfia
- Itiúba
- Cansanção
- Nordestina
- Queimadas
O resultado representa uma redução de 40 homicídios em relação a 2024, quando foram registrados 96 casos.
Em termos percentuais, a queda é de aproximadamente 42%, configurando-se como a maior redução entre um ano e outro em toda a história de Senhor do Bonfim, desde o início da série histórica.
Ao longo do período analisado, a região enfrentou anos de forte crescimento da violência, com destaque para 2022 quando foi registrado o maior número de homicídios, com 123 casos. Desde então, os indicadores passaram por reduções significativas, mas o dado de 2025 estabelece um patamar mais intenso de redução.
Outro aspecto positivo diz respeito ao número de elucidações. Dentre as mortes, 73% dos casos ocorridos em 2025 já foram elucidados até 31.12.2025.
Com destaque para as Delegacias de Senhor do Bonfim (93% de elucidação), Campo Formoso (100% de elucidação), Pindobaçu (100% de elucidação), Itiúba (100% de elucidação), Nordestina (100% de elucidação) e Queimadas (100% de elucidação). Os índices de elucidação são importantes indicadores no sentido da responsabilização dos autores dos crimes com suas consequentes prisões e/ou inclusões de envolvidos em regimes penais mais gravosos como o RDD.
Os demais casos ainda não encerrados seguem em investigação com objetivo de conclusão o mais breve possível.
O resultado decorre do esforços das Forças de Segurança Pública que com sucesso vem oportunizando a redução dos índices de mortes, crimes violentos e patrimôniais violentos em geral.
O trabalho integrado e contínuo, com intensificação do uso de ferramentas tecnológicas e inteligência, agregado ao esforço de cada servidor de Segurança Pública é o impulso para a melhoria dos índices.
Agradecimentos especiais aos Delegados, Investigadores, Escrivães, Servidores Administrativos e de Apoio.
Rendam-se homenagens em especial à Polícia Militar da Bahia, através do 6°BPM – Senhor do Bonfim, 54ª CIPM Campo Formoso e 7ª CIPM Monte Santo e Departamento de Polícia Tecnica, através da CRPT Senhor do Bonfim, com quem temos ombreado e vencido os desafios diários.
Agradecimentos à Secretaria de Segurança Pública e à Gestão Superior da Polícia Civil pelo empenho e dedicação nas políticas públicas de redução e enfrentamento à violência.
Fonte: 19ª COORPIN – Senhor do Bonfim



