A Agência da Previdência Social (APS) do Gama é a primeira do Distrito Federal a oferecer atendimento presencial em Libras, garantindo acessibilidade aos cidadãos surdos. O serviço teve início em dezembro de 2023, pelo projeto-piloto da Central de Atendimento em Libras (CAL) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além da agência do Gama, outras duas no Brasil disponibilizam agendamento para ser atendido presencialmente em Libras: Sorocaba (SP) e Maringá (PR).
A gerente da APS Gama, Marilza Alencar Silva Marques, conta que o serviço aproxima as pessoas surdas dos benefícios que precisam, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), a Aposentadoria da Pessoa com Deficiência e o Auxílio-Inclusão.
O impacto é diário: “O atendimento em Libras representa um avanço para o INSS no campo da inclusão. É uma forma de trazer um atendimento humanizado, que tem feito a diferença para os surdos”, relata Marilza. Com a disponibilidade do serviço, a procura por pessoas surdas aumentou.



