Na sessão desta quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025, o vereador Weslen Aquino manifestou sua preocupação com o tempo excessivo dedicado à leitura da ata e de documentações durante as sessões da Câmara. O pronunciamento ocorreu enquanto o parlamentar debatia o projeto de lei que institui o Programa Regularize Bonfim.
Atualmente, o Regimento Interno determina a leitura obrigatória da ata da sessão anterior, bem como dos documentos que serão discutidos. No entanto, esse procedimento tem consumido uma parte significativa das sessões, que, segundo o próprio regimento, têm duração total de apenas duas horas.
O vereador Weslen argumenta que: “Os vereadores recebem toda a documentação com antecedência, ou seja, já vamos para a sessão com a leitura maturada e os destaque para serem discutidos. Em cidades como Campo Formoso, essa leitura não ocorre durante a sessão, permitindo debates mais produtivos e aprofundados sobre os projetos e demais pautas de interesse da população. Defendo uma alteração no Regimento Interno para que possamos aproveitar melhor o tempo na tribuna”.
A mudança sugerida pode ser viabilizada por meio de um projeto de resolução que proponha a atualização do Regimento Interno da Casa Legislativa.
Assessoria de Comunicação – Vereador Weslen Aquino