O Grupo Volvo está planejando demitir até 800 funcionários de três fábricas nos Estados Unidos. A informação foi publicada pela agência de notícias Reuters. O anúncio foi feito por um porta-voz da empresa nesta sexta-feira (18). Os cortes devem acontecer pelos próximos três meses.
No comunicado, a Volvo disse que pretende demitir entre 550 e 800 pessoas na unidade da Mack Trucks em Macungie, Pensilvânia, e em duas instalações do grupo em Dublin, Virgínia, e Hagerstown, Maryland. A medida é devido ao impacto provocado pelo tarifaço do presidente Donald Trump, que aumentou os impostos de produtos importados pelos EUA, o que fez encareceu o custo de fabricação dos veículos. Além disso, a marca também enfrenta queda na demanda.
“Os pedidos de caminhões pesados continuam a ser afetados negativamente pela incerteza do mercado sobre as taxas de frete e demanda, possíveis mudanças regulatórias e o impacto das tarifas. Lamentamos ter que tomar essa medida, mas precisamos alinhar a produção com a redução da demanda por nossos veículos”, diz o porta-voz no comunicado.
A Volvo tem cerca de 20 mil pessoas na América do Norte.