Globo ‘maquia’ números de ‘Travessia’ e tenta ‘enganar’ patrocinadores

0
277

Se encaminhando para o seu terceiro mês no ar, “Travessia” ainda não conseguiu despertar o interesse de grande parte dos telespectadores esperados pelos executivos da Rede Globo e sequer tem chegado próximo dos excelentes índices de audiência alcançados por “Pantanal”, sua antecessora, durante todo o tempo em que esteve no ar. Até o momento, a novela de Gloria Perez acumula péssimos números no Ibope, além de quebrar vários recordes negativos.

Em meio ao desespero desencadeado pelos resultados obtidos pela trama das nove, a direção da emissora dos Marinho não pensou duas vezes antes de tomar uma atitude drástica na tentativa de salvar o folhetim protagonizado por Lucy Alves e Chay Suede de um previsível fracasso comercial. Sendo assim, foi elaborada uma peça publicitária para tentar convencer o mercado de que “Travessia” está sendo um verdadeiro sucesso.

Entretanto, os executivos do canal carioca usaram uma tática bastante conhecida para se descolar da imagem negativa que a trama conquistou ao longo dos meses e vender um pouco mais. Ciente do desempenho nada animador da novela exibida em pleno horário nobre, já conhecido até mesmo por grande parte do público, a emissora dos Marinho precisou dar uma “maquiada” nos números ruins para conseguir destacar toda a “grandeza” de “Travessia”.

Segundo o informativo enviado pela Globo ao mercado e divulgado pelo portal Notícias da TV, o canal tratou de deixar os péssimos índices de audiência de lado e prontamente os substituiu por um número estimado de pessoas que assistiram ao folhetim das nove em seu primeiro mês no ar. Sendo assim, foi destacado que cerca de 120 milhões de telespectadores sintonizaram no canal carioca durante a transmissão de “Travessia” por pelo menos um minuto.

Além disso, a emissora ressaltou a “alta” porcentagem de televisores ligados na novela de Gloria Peres, ou seja, o share, ao compará-la com a concorrência. De acordo com dados informados pela Globo, “Travessia” alcançou pouco mais de 41% de participação no Painel Nacional de Televisão. Entretanto, ambos os dados, embora pareçam animadores, representam um fracasso da trama, principalmente quando os resultados são analisados de maneira mais aprofundada.

Com relação aos 120 milhões telespectadores que assistiram “Travessia” por pelo menos um minuto ao longo do primeiro mês de exibição da novela, nota-se uma grande queda nos números quando comparados aos de “Pantanal”, que alcançou cerca de 160 milhões de pessoas no mesmo período. Já os “expressivos” 41,2% de share, ficam facilmente para trás dos 44% de “Mar do Sertão”, novela das seis, e também dos 47% alcançados pelo “Jornal Nacional”.