Araci: Suspeita de falsificação de documentos pode gerar duras penas ao pré-candidato Zelito Maia

0
30

Irmão do Deputado Federal Ricardo Maia, José Edson Brito Maia Filho (Zelito Maia), está sendo investigado após ser denunciado ao Ministério Público Eleitoral por indícios de fraude nas assinaturas em um contrato de aluguel, usado por ele como comprovante de residência na cidade de Araci, para pedir transferência de domicílio eleitoral. Até então, um completo desconhecido para os aracienses, em março iniciou uma pré campanha para prefeito.

Segundo o Código Eleitoral do Brasil, Zelito Maia e eventuais assessores envolvidos no caso podem ser presos por atentar contra a lei eleitoral.
Art. 349. Falsificar no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro, para fins eleitorais:
Pena – Reclusão (prisão) de até 5 anos e pagamento de 3 a 10 dias-multa.

O caso vem chamando atenção há vários dias, pela situação complicada envolvendo os indícios de fraude no contrato, reforçados por um parecer técnico emitido por uma perita especialista em análise de documentos, Doutora, professora universitária e referência no estado da Bahia.

Além dos indícios de fraude no contrato, foram juntados na ção os depoimentos registrados de pessoas sem nenhum vínculo com Zelito Maia e que moravam na residência que supostamente teria sido alugada por ele, reforçam que Zelito nunca morou na casa. Quando desembarcou em Araci há poucos dias, foi morar em outro imóvel.

O estranhamento só aumenta por Zelito Maia não ter nenhuma experiência em cargos eletivos, nem em Ribeira do Pombal, sua cidade de origem. Está aliado à ex prefeita Nenca, que se apresenta como vice na chapa, mas que a população de Araci comenta saber que ela está inelegível.

A população de Araci repercute o caso diariamente nas redes sociais, populares o chamam de “forasteiro” e comentam o fato do pré candidato a prefeito não ser conhecido por praticamente ninguém no município, além do presidente da Câmara de Vereadores e outros três vereadores que romperam com a Prefeita e sonham em compor a chapa majoritária.

Zelito Maia alega que tem relação comercial com o presidente da câmara de Araci, o vereador Guinha de Pascoal, que forneceu uma declaração alegando comprar derivados de milho e soja da empresa da esposa de Zelito, desde setembro, para alimentar seu gado.

A ação está tramitando na justiça e breve teremos mais informações.