Carro sem estepe, não fique a pé por causa de um pneu rasgado

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Estepe ou socorro. Esses são algumas formas para se referir ao pneu reserva, que, geralmente, fica no porta-malas do seu veículo. Em picapes, ficam acondicionados sob a caçamba. Porém, nem sempre é assim. Existem veículos que não oferecem nenhum estepe. Isso mesmo! Se você não deu conta disso quando comprou o veículo irá procurar e não vai encontrar nenhuma roda sobressalente, seja sob a carroceria ou no bagageiro.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o órgão máximo normativo e consultivo do Sistema Nacional de Trânsito, estabelece que os veículos equipados com pneus capazes de trafegar sem ar – conhecidos como runflat -, ou aqueles equipados com dispositivo automático de enchimento emergencial, são exceções.

Neste caso, conforme o Inciso V da Resolução 14/98, não há necessidade de possuir pneu e aro sobressalente, bem como macaco e chave de roda. Em todos os outros veículos, é indispensável ter uma roda extra a bordo. Se não estiver lá, está passível de multa.

Na vida prática, não basta apenas estar dentro da lei. Diferentemente de países de primeiro mundo, de onde muitos veículos que trafegam no Brasil são importados, os maiores desafios do motorista brasileiro não estão nos furos, mas nos danos mais profundos aos pneus. Muitas vezes eles são cortados em buracos ou rasgados em vias sem pavimentação ou mal conservadas.

Se algo assim ocorrer, se prepare. Se, por acaso, estiver na rua da sua casa, ótimo. Ligue para a seguradora ou garantia do veículo. Provavelmente, ele será guinchado até a concessionária. Você vai perder tempo e, a depender do corte, o pneu terá que ser trocado. O problema é se estiver em estradas ou cidades menores, onde será difícil encontrar serviço especializado e o modelo de pneu para substituir.