Renault abandona a Rússia e fábricas serão estatizadas

0
227

Groupe Renault vende de 100% de sua participação na Rússia e de suas ações na AvtoVAZ, fabricante do Lada Niva. Franceses poderão voltar no futuro

Em decisão drástica, o Renault Group decidiu abandonar seus negócios na Rússia, o que inclui a cessão de suas fábricas e da marca AvtoVAZ para o governo do país. A medida ocorre enquanto a Rússia trava guerra contra a Ucrânia. Várias montadoras de veículos, assim como multinacionais ocidentais, tomaram decisão semelhante. Contudo, para a Renault o caso era amais delicado, pois ele possuía fábricas e era a controladora da AvtoVAZ, conhecida pelos brasileiros com a marca Lada.

Nessa segunda (16), o  Conselho de Administração do Renault Group aprovou por unanimidade a assinatura para vender 100% da participação do Renault Group na Renault Rússia para a cidade de Moscou e sua participação de 67,69% na AVTOVAZ para o NAMI (Instituto Central de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis e Motores), uma empresa pública ligada ao ministério da Tecnologia. Todas as medidas já têm efeitos imediatos.