Quem está aproveitando os festejos juninos na Capital Baiana do Forró também tem a oportunidade de cuidar da saúde. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim, mantém durante todo o período do São João o stand do projeto “Fique Sabendo”, coordenado pelo Dr. Pedro Alcântara.
Instalado no Parque da Cidade, Circuito Gonzagão, logo na entrada à esquerda, o espaço funciona diariamente das 16h às 4h da manhã, oferecendo testes rápidos, gratuitos e sigilosos para HIV, sífilis e hepatites B e C.
O atendimento é simples e rápido: com apenas um pequeno furinho no dedo, o resultado fica pronto em cerca de 15 minutos. Além da testagem, a equipe disponibiliza preservativos internos e externos, além de orientações sobre PrEP e PEP, importantes estratégias de prevenção ao HIV.
A iniciativa chega ao seu terceiro ano consecutivo durante o São João de Senhor do Bonfim, consolidando-se como uma importante ação de promoção da saúde e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A equipe da Vigilância em Saúde reforça o convite para que moradores e visitantes passem pelo stand, realizem os testes e recebam orientações de forma acolhedora, segura e sem julgamentos.
“Se testar é se cuidar. Se prevenir é viver melhor.”
Redação Cleber Vieira News.


